Abaixo um link para auxiliar os professores de Educação Física.
O texto foi retirado da Revista Nova Escola, maio, 2003. Mas, é um texto muito atual, principalmente como meio de cumprir o que orienta os Parâmetros Curriculares Nacionais.
https://docs.google.com/file/d/0B-lUNFrMPtDuR3E1VDdxeEhyRDQ/edit?usp=sharing
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
O Blog Educação Integral e Novas Tecnologias foi criado como atividade do Curso Proinfo-40 h/MEC. O objetivo do Blog é compartilhar experiências vivenciadas na Superintendência Regional de Ensino no Projeto Escola de Tempo Integral, bem como as experiências vivenciadas ao longo de minha carreira profissional como professora.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
O dicionário de formas
Aqui uma sugestão para trabalhar com dicionários e Matemática juntos.
Use a criatividade e adapte este material a todos os anos de escolaridade.
https://docs.google.com/file/d/0B-lUNFrMPtDuM0pybGVFbTA5cHc/edit?usp=sharing
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
Use a criatividade e adapte este material a todos os anos de escolaridade.
https://docs.google.com/file/d/0B-lUNFrMPtDuM0pybGVFbTA5cHc/edit?usp=sharing
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
Atividades para crianças de 0 a 3 anos
As crianças de 0 (zero) a 3
(três) anos ficam em Tempo Integral nas Creches. Portanto, é
importante que os monitores e professores dessa fase da Educação
Básica tenham clareza das fases de desenvolvimento infantil e as
atividades inerentes a ela.
É importante também que os
professores da Educação Infantil de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos e
Ensino Fundamental conheçam este documento, para que ao longo do
processo de ensino-aprendizagem não haja os equívocos chamados de
dificuldades de aprendizagem ou distúrbios e transtornos. Mas que
reconheçam onde foi a falha da criança ao longo de seu processo de
desenvolvimento.
Postado por Susana Lúcia do
Nascimento
Sugestão do Blog Matemática e Modelagem e Educação Matemática
Pythagasaurus e a trigonometria prof-edigleyalexandre.com
No vídeo uma animação incrível
criada por Peter Peake, que dá a entender uma discussão entre seres
pré-históricos num mundo regido por fórmulas matemáticas
envolvendo também a trigonometria.
Edigley
Alexandre é editor e administrador do blog. Graduado em Matemática
pela UERN em 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento
matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.
Já foram publicados 635
posts no blog:
http://www.linkedin.com/groups/Modelagem-Matem%C3%A1tica-Computacional-3222027?mostPopular=&gid=3222027&trk=eml-anet_dig-h_gn-gl-cn&fromEmail=&ut=0RU2YSbwAAtRQ1
Os dez mandamentos para professores
10
leis para professores de qualquer disciplina. Elas ajudarão para o
melhor desenvolvimento e desempenho de professores e
alunos.
1. Tenha interesse por sua matéria.
1. Tenha interesse por sua matéria.
2.
Conheça sua matéria.
3. Procure ler o semblante dos seus alunos; procure enxergar suas expectativas e suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
- Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
5.
Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes
mentais, o hábito de trabalho metódico.
6.
Faça-os aprender a dar palpites.
7.
Faça-os aprender a demonstrar.
8.
Busque, no problema que está abordando, aspectos que possam ser
úteis nos problemas que virão — procure descobrir o modelo
geral que está por trás da presente situação concreta.
9.
Não desvende o segredo de uma vez — deixe os alunos darem palpites
antes — deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
10.
Sugira; não os faça engolir à força.
Extraído originalmente de: PÓLYA, George. Dez Mandamentos para Professores. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n.10, p. 2-10, 1987.
Com
muita humildade, acrescentaria mais um mandamento
essencial: Conquiste seu aluno.
Fazer
com que o aluno se aproxime do professor, é criar um laço afetivo
de amizade, é deixar o aluno confortável e disposto para aprender a
aprender matemática, assim como outras disciplinas, caso
contrário, nada fará com que ele se disponha à assistir aulas de
matemáticas ás 7 horas da manhã quase todos os dias.
[Artigo original escrito por Edigley Alexandre | Twitter: @prof_edigley | Não copie este artigo integralmente!]: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/08/os-dez-mandamentos-para-professores.html#ixzz2ZP4zsqLh
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Sugestões de Projeto Tabuando e outros
Colocamos aqui sugestões de Projeto Tabuando em duas situações. Também sugerimos alguns problemas de lógica para que os alunos comecem a localizar informações.
Esperamos também que vocês professores utilizem a criatividade, tornando as atividades mais prazerosas.
https://docs.google.com/file/d/0B-lUNFrMPtDuaDdLU211enloWGc/edit?usp=sharing
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Sugestões da Revista Nova Escola
Colocamos
aqui algumas sugestões retiradas da revista Nova Escola e sugerimos
também a visita a alguns blogs educacionais:
Alfabetização:
História:
Matemática:
Não
se esqueça professor: “Você tem o dom de ensinar, mas para que
isso aconteça, se faz necessário também aprender!”
Pesquise,
estude, experimente, crie, aplique, divulgue, …
Postado
por Susana Lúcia do Nascimento
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Planejamento Educação Física
Apresentamos a seguir um
documento que estamos chamando de Planejamento de Educação Física,
que contém jogos e brincadeiras para crianças de 0 (zero) a …
anos.
O objetivo do documento é servir
de parâmetro para professores que querem realizar atividades de
recreação com os alunos do Ensino Fundamental. Nele resgatamos
algumas brincadeiras de infância que talvez nem o professor tenha
tido oportunidade de participar. Esperamos que vocês gostem.
Bom trabalho.
Postado por Susana Lúcia do
Nascimento.
Assinar:
Postagens (Atom)