quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aula Adaptada


Esta aula foi planejada atendendo a solicitação do Curso Proinfo 40h. O planejamento foi realizado pensando em uma sala de Ensino Médio noturno de uma Escola Pública.


Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- conhecer a matemática do dia-a-dia;
- aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas no dia-a-dia.

Duração das atividades:
04 aulas de 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- utilização da calculadora simples e científica;
- cálculo com radicais;
- cálculo com números racionais;
- cálculo com potências.

Estratégias e recursos:

1 - Na sala de aula, trabalhar com atividades operatórias simples, tais como:
- Você quer comprar um presente para sua mãe no valor de até R$ 635,00. Vai até a loja de eletrodomésticos e descobre que a loja está fazendo uma promoção de celular: “Um celular com câmera, dois chips, internet em 10 prestações de R$ 68,90 ou à vista por R$ 654, 55.
Surge a dúvida: economizar por mais um tempo, comprar à vista ou em 10 prestações?

2 - Utilizando folhetos de propagandas de lojas de eletrodomésticos, solicitar aos alunos que façam mentalmente ou no caderno, o cálculo da diferença do valor da mercadoria à vista ou com pagamento a prazo.

3 – Levar os alunos para a Sala de Informática, apresentar as ferramentas calculadoras (simples e científica). Deixar que os alunos manipulem ambas, resolvendo os dois problemas apresentados em sala de aula, para conhecimento e esclarecimento de dúvidas.

4 – Introduzir a noção de juros simples e compostos, fazendo uso da calculadora simples e científica.

5 – Atentar para a utilização da pesquisa na Internet de orientações sobre o uso da ferramenta: sugerir que os alunos entrem em sites de conteúdos de Matemática e resolvam problemas com juros simples e compostos, sugeridos no site, utilizando calculadoras simples e científicas.

6 - Criar com os alunos um padrão de análise de desempenho para a atividade sugerida.

Avaliação:
- Observar cada aluno e seu desempenho no uso das ferramentas sugeridas.
- Solicitar aos alunos que criem uma maneira de trocarmos conhecimentos utilizando a internet para que possamos partilhar as atividades escolhidas por cada um e sugerir que os alunos resolvam as atividades postadas pelos colegas.
- Utilizar o padrão de análise de desempenho sugerido pela turma para a avaliação via web.

Susana Lúcia do Nascimento


Um comentário:

Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.