Quanto mais eu mexo com a Internet, mais sinto que a questão está em outro lugar. Internet é fácil de aprender, é uma tecnologia legal, você a domina em pouco tempo. Mas a questão humana é um desafio que as tecnologias não conseguem dar conta. (MORAN)
O conhecimento não é um ente fixo, é construído por um indivíduo, por sua própria experiência, aproximando-se do estudo, resolvendo problemas, inserindo-se em projetos ou em ambientes autenticamente construtivistas, onde os participantes assumem as responsabilidades de seu próprio trabalho e estudo e devem desenvolver as capacidades cognitivas de supervisão e direção de seu próprio funcionamento.
Em suma, o conhecimento através da Internet acontecerá nas trocas realizadas pelos alunos e professores, na medida em que utilizarem técnicas convencionais, tais como dinâmicas de grupo, foro, mesa redonda, painel, debate, Phillips 66, cochicho, seminário, chuva de ideias, simpósio, etc., de maneira compartilhada com a utilização das novas tecnologias oferecidas pela escola.
A cooperação e a colaboração estão ultrapassando as fronteiras do conceitual e as dinâmicas pessoais, enriquecendo e contribuindo com novas formas e espaços de interação entre pessoas e/ou novos modos que reforçam estas mesmas interações, ou seja, com a utilização da Internet.
Acredito que o autor abordou um tema propício à atualidade e realidade escolar. Estamos caminhando para um novo tempo. Tempo de aprender com o trabalho e com o estudo, como consequência de tarefas compartilhadas e conhecimentos envolvendo participantes múltiplos, em situações de interações mediatizadas, de trabalhos de aprendizagem orientada por objetivos naturais, comuns e organizados.
Referência:
Aluna: Susana Lúcia do Nascimento
Olá, Susana.
ResponderExcluirGostei muito da reflexão qua nos sugere o Moran, no Texto Ensinar e Aprender com a Internet. O problema maior hoje, talvez mais um dificultador na aprendizagem, é a incapacidade, cada vez maior do ser humano interagir corpo a corpo, "ao vivo e a cores". Está acontecendo muito a aquisição do conhecimento, surgindo um perfil de aprendizagem transitória, solitária, autônoma. Não há oportunidade do homem trocar experiências reais, somente as que ele imagina que acontecem (virtualmente). É claro que há também o lado positivo do meio virtual, e é esse de aproximara as pessoas que estão cada vez mais distantes umas das outras, pelas contingências do mundo moderno. Olhando por esse prima, por que não usar as ferramentes digitais e virtuais que existem? O blog, por exemplo, pode ser um grande aliado do professor, representando um espaço onde poderão ser apresentadas atividades interativas tais como a Gincana do Conhecimento(lança-se o tema para o aluno escrever ou postar textos sobre o assunto;o professor monitora, de alguma forma, os que mais contribuem). Além de ser uma atividade que dá ao professor oportunidade de avaliar o desenvolvimento linguístico do aluno participante.
Se o blog favorece a escrita, a leitura, a informação, a interação,etc, é clari que pode ser um bom instrumento pedagógico. Basta o professor ser criativo e saber explorá-lo.
Pronto, já escrevi. Posso estar errada, dizendo bobagens, mas... é assim que eu penso.