quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A importância do uso das tecnologias no ambiente escolar


A importância do uso das tecnologias no ambiente escolar

O uso das novas tecnologias no ambiente escolar capacita os alunos - e porque não dizer também os professores - para que consiga analisar situações compartilhadas de colaboração e cooperação em torno do processo ensino-aprendizagem. Ensina como estas situações podem ser respaldadas mediante sistemas e tecnologias de informação, para obter maior efetividade de uso de recursos técnicos e humanos, em tempo e disposição física e/ou geográfica, desenvolvendo habilidades para uma boa utilização de qualquer ambiente virtual de trabalho colaborativo que qualquer cidadão possa enfrentar diante da grande quantidade de produtos existentes no mercado.

Segundo a teoria sociocultural de Vygotsky, a inteligência humana provém de nossa sociedade ou cultura, e o benefício individual cognitivo ocorre primeiro de forma interpessoal (interação com o ambiente social), após intrapessoalmente (internalização). A teoria sociocultural de Vygotsky insiste em que a aprendizagem se promova em colaboração, reflexão, mediante estratégias de animação ao pensamento crítico e a resposta ao contexto e de um a outro.

Nesse sentido, cabe ao professor promover situações de aprendizagem utilizando as novas tecnologias no ambiente da sala de aula com o objetivo de incentivar os alunos a estabelecer espaços e ambientes virtuais de trabalho em equipe; permitir a realização de trabalhos na escola ou em casa, a partir da utilização de ambientes virtuais. Também se faz necessário proporcionar um espaço de trabalho estruturado para planejar e executar projetos envolvendo o uso das novas tecnologias, mediando o processo e o conhecimento, permitindo a melhoria e a colaboração entre os alunos.

Referência:
Apostila Ambientes Virtuais de Trabalho Cooperativo. Formação Universitária, FUNIBER, Florianópolis, 2011.

Aluna: Susana Lúcia do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.