quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

I Seminário de Escolas de Educação Integral da SRE - Ponte Nova - Agosto de 2011



I Seminário de Escolas de Educação Integral da SRE - Ponte Nova

Em 2011, realizamos dois encontros com as Escolas do PROETI. Colocamos aqui o material trabalhado nos encontros.

Mensagem de abertura

O primeiro slide tem como objetivo relembrar os objetivos do Projeto Escola de Tempo Integral: justificativa, metodologia, avaliação e papel do professor; jogos e educação.

O jogo deve se constituir numa ferramenta pedagógica para apontar um novo caminho para a compreensão e assimilação dos conteúdos.

A seguir apresentamos a pauta do nosso I Seminário:

Locais: Ponte Nova: CESEC Vera Parentoni; Viçosa: CESEC Dr. Altamiro Saraiva; Rio Casca: Centro de Pastoral e Dom Silvério: EE. “Presidente Tancredo Neves”
PERIODO: 10/08/2011 a 16/08/2011 Horário: 8:30 às 16:30
Coordenação: Maria Catarina Rossetti Guimarães e Susana Lúcia do Nascimento

1º dia:
HORÁRIO
TEMA
ESTRATÉGIA

08h30min as 08h45min

Abertura

Mensagem: Reflexão

08h45min às 10h00min

- O Projeto Escola de Tempo Integral: justificativa, metodologia, avaliação e papel do professor; jogos e educação

- Sugestões de Oficinas e Ficha de acompanhamento


-Exposição didática
10h00min as 10h15min

INTERVALO PARA O CAFÉ

10h15min as 11h30min

- Plano Curricular; Oficinas e Horários dos Professores

-Exposição didática
- atividade em grupo: Quadro de Horários
11h 30min as 12h00min

- Orientações sobre alimentação

-Exposição didática
12h00min as 13h30min

INTERVALO PARA O ALMOÇO

13h30min as 16h00min

.Oficinas do Projeto Escola de Tempo Integral e sua Interface com o Ensino Fundamental

Sugestão de Oficinas planejadas em grupo
Apresentação das Oficinas
16h00min as 16h30min

Avaliação do encontro
Avaliação e sugestão para a formação dos grupos de estudo

Locais: Ponte Nova: Colégio Salesiano Dom Helvécio
PERIODO: 10/08/2011 a 16/08/2011 Horário: 8:30 às 16:30
Coordenação: Maria Catarina Rossetti Guimarães e Susana Lúcia do Nascimento
2º dia:
HORÁRIO
TEMA
ESTRATÉGIA

08h30min as 09h00min

Abertura

Rosane Name dos Reis Fialho – Coordenadora da Diretoria Educacional – SRE – Ponte Nova


09h00min as 09h15min


INTERVALO PARA O CAFÉ


09h15min as 12h00min


Boas Práticas dos Professores do PROETI

Apresentação por Escola

12h00min as 13h30min


INTERVALO PARA O ALMOÇO


13h30min as 16h00min


Orientações sobre o PROETI

Gustavo Nominato Marques
Gerente do PROETI – SEE


16h00min as 16h30min


Avaliação do encontro

Avaliação do encontro

 
Sobre Matriz Curricular e Ficha de acompanhamento: 
Matriz Curricular
Ficha de Acompanhamento



FICHA DE ACOMPANHAMENTO – PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
ALUNO:_____________________________________________________________
ESCOLA_____________________________________________________________
ANO DE ESCOLARIDADE_________________________ANO LETIVO____________
CAPACIDADE AVALIADA
BIMESTRE
ATIVIDADES DE LINGUAGEM
Conhecimento e valorização dos usos e funções sociais da escrita




Desenvolvimento da capacidade específica para escrever




Compreensão das diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas




Domínio de convenções gráficas




Domínio de irregularidades ortográficas




Desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura




Leitura oral com fluência, expressividade e compreensão




Identificação das finalidades e funções dos textos




Construção da compreensão global do texto lido




Produção de textos de gêneros diversos, adequados aos objetivos e destinatários




Realiza tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão




Uso da língua falada em situações formais e não formais




ATIVIDADES DE MATEMÁTICA




Observação, exploração e manipulação de formas e objetos no espaço




Reprodução e caracterização de figuras geométricas




Identificação e registro de números racionais e realização de operações simples




Estabelecimento de equivalência, comparação e emprego de unidades de medida




Emprego das unidades de medida e de tempo




Identificação e operações com valores do sistema monetário brasileiro




Aplicação de técnicas operatórias usando os algoritmos com compreensão




Criação, interpretação e solução de problemas




Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos









ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ESPORTIVAS E MOTORAS




Criatividade, espontaneidade nas artes plásticas, dramáticas, musicais




Desenvolvimento do esquema corporal




Conhecimento e valorização da diversidade dos padrões de saúde, beleza e estética corporal




Reconhecimento e cuidados com os processos de crescimento e desenvolvimento




Participação das atividades com atitude cooperativa e solidária




Discussão de regras de jogos e brincadeiras




Identificação das práticas esportivas, seus benefícios e riscos




Conhecimento, identificação e vivência de jogos, brincadeiras e danças




Conhecimento e expressão em artes visuais e teatro




Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando idéias e sentimentos




ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL




Relacionamento com professores




Relacionamento com colegas




Uso adequado do material escolar e objetos pessoais




Desempenho de tarefas com atenção, interesse e concentração




Conclusão de trabalhos em tempo previsto




Apresentação de tarefas completas e bem feitas




Resolução de situações de conflito por meio de diálogo




Adoção de hábitos de autocuidado com a saúde e a higiene




Posicionamento crítico diante das condições ambientais de seu meio




Identificação dos elementos que evidenciam ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo




Apresentação de hábitos de cortesia e sociabilidade





Sugestões de oficinas 

Sobre alimentação escolar 

Caderno de Boas Práticas do Tempo Integral 

Devido a dimensão que o I Encontro de 2011 tomou, passamos a chamá-lo de I Seminário de Escolas de Tempo Integral da SRE – Ponte Nova.

Referência: http://www.educacao.mg.gov.br
Postado por Susana Lúcia do Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.