I Seminário de Escolas de Educação Integral da SRE - Ponte Nova
Em 2011, realizamos dois encontros com as Escolas do PROETI. Colocamos aqui o material trabalhado nos encontros.
Mensagem de abertura
Mensagem de abertura
O primeiro slide tem como objetivo relembrar os objetivos do Projeto Escola de Tempo Integral: justificativa, metodologia, avaliação e papel do professor; jogos e educação.
O jogo deve se constituir numa ferramenta pedagógica para apontar um novo caminho para a compreensão e assimilação dos conteúdos.
A seguir apresentamos a pauta do nosso I Seminário:
Locais: Ponte Nova: CESEC Vera Parentoni; Viçosa: CESEC Dr. Altamiro Saraiva; Rio Casca: Centro de Pastoral e Dom Silvério: EE. “Presidente Tancredo Neves”
PERIODO: 10/08/2011 a 16/08/2011 Horário: 8:30 às 16:30
Coordenação: Maria Catarina Rossetti Guimarães e Susana Lúcia do Nascimento
1º dia: | ||
HORÁRIO | TEMA | ESTRATÉGIA |
08h30min as 08h45min | Abertura | Mensagem: Reflexão |
08h45min às 10h00min | - O Projeto Escola de Tempo Integral: justificativa, metodologia, avaliação e papel do professor; jogos e educação - Sugestões de Oficinas e Ficha de acompanhamento | -Exposição didática |
10h00min as 10h15min | INTERVALO PARA O CAFÉ | |
10h15min as 11h30min | - Plano Curricular; Oficinas e Horários dos Professores | -Exposição didática - atividade em grupo: Quadro de Horários |
11h 30min as 12h00min | - Orientações sobre alimentação | -Exposição didática |
12h00min as 13h30min | INTERVALO PARA O ALMOÇO | |
13h30min as 16h00min | .Oficinas do Projeto Escola de Tempo Integral e sua Interface com o Ensino Fundamental | Sugestão de Oficinas planejadas em grupo Apresentação das Oficinas |
16h00min as 16h30min | Avaliação do encontro | Avaliação e sugestão para a formação dos grupos de estudo |
Locais: Ponte Nova: Colégio Salesiano Dom Helvécio
PERIODO: 10/08/2011 a 16/08/2011 Horário: 8:30 às 16:30
Coordenação: Maria Catarina Rossetti Guimarães e Susana Lúcia do Nascimento
2º dia: | ||
HORÁRIO | TEMA | ESTRATÉGIA |
08h30min as 09h00min | Abertura | Rosane Name dos Reis Fialho – Coordenadora da Diretoria Educacional – SRE – Ponte Nova |
09h00min as 09h15min | INTERVALO PARA O CAFÉ | |
09h15min as 12h00min | Boas Práticas dos Professores do PROETI | Apresentação por Escola |
12h00min as 13h30min | INTERVALO PARA O ALMOÇO | |
13h30min as 16h00min | Orientações sobre o PROETI | Gustavo Nominato Marques Gerente do PROETI – SEE |
16h00min as 16h30min | Avaliação do encontro | Avaliação do encontro |
Sobre Matriz Curricular e Ficha de acompanhamento:
Matriz Curricular
Ficha de Acompanhamento
Sugestões de oficinas Ficha de Acompanhamento
FICHA DE ACOMPANHAMENTO – PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
ALUNO:_____________________________________________________________
ESCOLA_____________________________________________________________
ANO DE ESCOLARIDADE_________________________ANO LETIVO____________
CAPACIDADE AVALIADA | BIMESTRE | |||
ATIVIDADES DE LINGUAGEM | 1º | 2º | 3º | 4º |
Conhecimento e valorização dos usos e funções sociais da escrita | ||||
Desenvolvimento da capacidade específica para escrever | ||||
Compreensão das diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas | ||||
Domínio de convenções gráficas | ||||
Domínio de irregularidades ortográficas | ||||
Desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura | ||||
Leitura oral com fluência, expressividade e compreensão | ||||
Identificação das finalidades e funções dos textos | ||||
Construção da compreensão global do texto lido | ||||
Produção de textos de gêneros diversos, adequados aos objetivos e destinatários | ||||
Realiza tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão | ||||
Uso da língua falada em situações formais e não formais | ||||
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA | ||||
Observação, exploração e manipulação de formas e objetos no espaço | ||||
Reprodução e caracterização de figuras geométricas | ||||
Identificação e registro de números racionais e realização de operações simples | ||||
Estabelecimento de equivalência, comparação e emprego de unidades de medida | ||||
Emprego das unidades de medida e de tempo | ||||
Identificação e operações com valores do sistema monetário brasileiro | ||||
Aplicação de técnicas operatórias usando os algoritmos com compreensão | ||||
Criação, interpretação e solução de problemas | ||||
Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos | ||||
ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ESPORTIVAS E MOTORAS | ||||
Criatividade, espontaneidade nas artes plásticas, dramáticas, musicais | ||||
Desenvolvimento do esquema corporal | ||||
Conhecimento e valorização da diversidade dos padrões de saúde, beleza e estética corporal | ||||
Reconhecimento e cuidados com os processos de crescimento e desenvolvimento | ||||
Participação das atividades com atitude cooperativa e solidária | ||||
Discussão de regras de jogos e brincadeiras | ||||
Identificação das práticas esportivas, seus benefícios e riscos | ||||
Conhecimento, identificação e vivência de jogos, brincadeiras e danças | ||||
Conhecimento e expressão em artes visuais e teatro | ||||
Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando idéias e sentimentos | ||||
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL | ||||
Relacionamento com professores | ||||
Relacionamento com colegas | ||||
Uso adequado do material escolar e objetos pessoais | ||||
Desempenho de tarefas com atenção, interesse e concentração | ||||
Conclusão de trabalhos em tempo previsto | ||||
Apresentação de tarefas completas e bem feitas | ||||
Resolução de situações de conflito por meio de diálogo | ||||
Adoção de hábitos de autocuidado com a saúde e a higiene | ||||
Posicionamento crítico diante das condições ambientais de seu meio | ||||
Identificação dos elementos que evidenciam ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo | ||||
Apresentação de hábitos de cortesia e sociabilidade |
Sobre alimentação escolar
Caderno de Boas Práticas do Tempo Integral
Devido a dimensão que o I Encontro de 2011 tomou, passamos a chamá-lo de I Seminário de Escolas de Tempo Integral da SRE – Ponte Nova.
Referência: http://www.educacao.mg.gov.br
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.