segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Referências Bibliográficas do material das oficinas

Nossas colegas da SRE de Monte Carmelo, além de sugerir as Oficinas, nos deixaram estas Referências Bibliográficas do material das oficinas. Vamos ler com atenção e colocar a mão na massa.

Castanheira, M. L. Da escrita no cotidiano à escrita escolar. Revista Leitura: Teoria e Prática, 20. Campinas: ABL, 1991, pp. 35-42

Cook-Gumperz e Gumperz. Cook-Gumperz, 1992: Changing views of language in Education: the implications for literacy research. In: Beach R. Et al. (eds). Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. Urbana, Illinois: NCRE/NCTE, 1992.

Collares, C.A. , Moysés, M.A. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Cadernos Cedes, 28. São Paulo: Papirus, pp. 31-48.

Costa, Dóris Anita Freire. Fracasso Escolar: diferença ou deficiência. Porto Alegre: ed. Quarup, 1993.

Cypel, Saul. O aprendizado escolar: reflexões sobre alguns aspectos neurológicos. Revista FDE, 19. São Paulo, 1993.

Fijalkow, J. Malos Lectores: por qué? Madri: Piramide, 1989.

Grifo, Clenice. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização: perspectivas do aprendiz. Centro de Referência do professor: Séries Cadernos do Professor e Programa da Pós-Graduação da FAE/UFMG, 1996.

Lahire, B. Sucesso escolar nos meios populares – as razõoes do improvável. São Paulo: Ática. 1997.

Nunes, T, Buarque, L.; Bryant, P. Dificuldades na aprendizagem da leitura. São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados, 1992, pp. 13-31.

Oliveira, Marco Antônio e Nascimento, Milton do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educação em Revista: 12(33-43), Belo Horizonte, 1990.

Santiago, Ana Lydia B. A inibição intelectual na Psicanálise. Tese de doutorado. São Paulo, Instituto de Psicologia Clínica da USP, 2000.

Sena, Maria das Graças de Castro. Dispositivo, 1. Belo Horizonte: Clínica d' Iss, 1999, pp. 73-78.

Soares, Magda B. Linguagem e Escola – uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1987.

Vidal, G. Falso mal: Médico denuncia a farsa da disritmi. Isto é / Senhor, n. 1,070,21 de março, 1990.

Abílio, Eleonora C.; Abrantes, Wanda M.; Mattos, Margareth S. Da oralidade à escrita – a redescoberta da fala como experência de narrar e os caminhos da produção textual: relatório de um curso de formação continuada. Niterói: UFF/PROALE, 1994.

Cascudo, Luís da Câmara. Prefácio. In: Conto tradicionais do Brasil (folclore). Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

Coelho, Nelly Novaes. O conto de fadas, 2ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

Darnton, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história da cultura francesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986.


Fernandes, Mônica Ottoboni Sucar. Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar: fábula. São Paulo: FTD, 2001.

Gagliardi, Eliana; Amaral, Heloisa. Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar: como de fadas. São Paulo: FTD, 2001.

Guimarães, Maria Flora. O conto popular. In: Brandão, Helena Nagamine (coord.). Gêneros do discurso na escola, v. 5. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Lima, Francisco Assis de Sousa. Conto poular e comunidade narrativa. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional do folclore, 1985.

Machado, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Rojo, Roxane. O letramento na ontogênese; uma pesrpectiva socioconstrutivista. In: Rojo, Roxane (org.). Alfabetização e letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1998.

Smolka, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2ª ed. São Paulo: Cortez; campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1989.

Strôngoli, Maria Thereza. Qeum conta um conto aumenta um ponto... na motivação do aluno para a leitura. In: Leitura: teoria e prática: revista semestral da ALB, campinas, ano 9, n. 15, junho de 1990.

Bauman, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zzahar, 1999.

Compagnon, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Ferrara, Lucrécia D'Aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1991.

Mattos, Margareth Silva de. Informação na literatura infanto-juvenil: reflexões sobre a leitura no Brasil. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2003.

McGarry, Kevin. O contexto da informação: uma análise introdutória. Trad. Helena Vilar de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 1999.

Paulino, Graça (org.). O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

___________. Diversidade de narrativas. In: Paiva, Aparecida et al. (orgs.). No fim do século: a diversidade – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, pp. 39-48.

Sarlo, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. 2ª ed. Trad. Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

Serra, Elizabeth D'Angelo (org.). Ética, estética e afeto na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Global, 2001.

Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. São Paulo: Edusp, 1989.

Antunes, Arnaldo. Nome: vídeo-poemas. São Paulo: Estúdio Kikcel, 1993.

Arendt, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Bachelard, Gaston. A poética do desvaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Bashô,Matsuo. Sendas de Oku. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, s/d.

Greimas, A.J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

Huizinga, Jhoan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1996.

Leite, Ângela. Lição das horas. Belo Horizonte: Miguilim, s/d.

Pinheiro, Helder. Poemas par crianças: reflexões, experências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

Paes, José Paulo. Os pergos da poesia e iutros ensaios. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

Ruiz, alice. Desorientis. São Paulo: Iluminuras, 1996.

Tatit, Luiz. Semiótica da Canção. São Paulo: Editora Escuta, 1994.

Tatit, Paulo; Peres, Sandra. Canções Curiosas. Coleção Palavra Cantada. São Paulo: 1998.

Barros, Manoel de . Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

Eco, Humberto. A literatura contra o efêmero. In: folha de São Paulo, Caderno Mais! Cultura, 18/02/2001.

Paes, José Paulo. Convite. In: poemas para brincar. São Paulo: Ática, 2001.

Held, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. 2ª ed São Paulo: Summus, 1980.

Barthes, Roland. Aula. São Paulo: cultrix, s.d.

Zabala, Antoni.Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2ª edição Porto Alegre, 1999.

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