II Seminário de Escolas de Educação Integral da SRE – Ponte Nova
O II SEMINÁRIO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – SRE DE PONTE NOVA – 2011, tem como público – alvo: Especialistas, Professores regentes e Professores de Educação Física das escolas que participam do PROETI (Projeto Educação em Tempo Integral), bem como das escolas que futuramente poderão oferecer o projeto e tem como objetivo analisar os resultados alcançados, os avanços e os desafios na construção de uma educação de tempo integral, pontos positivos e negativos, do projeto em nossa jurisdição e gerar subsídios para o próximo o ano de 2012.
Baseado nesse objetivo, o nosso trabalho teve como pauta de trabalho:
II SEMINÁRIO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – SRE DE PONTE NOVA – 2011
Público – alvo: Especialistas, Professores regentes e Professores de Educação Física do PROETI
Local: Colégio Salesiano Dom Helvécio – Ponte Nova – MG
Dias: 29 e 30 de novembro de 2011
Horário: 8: 30 às 17:00
1º dia: 29 – 11 - 2011 | ||
Horário | Tema | Responsável (is) |
08:30 às 09: 00 | Abertura | Rosane Name dos Reis Fialho Diretora – DIRE – SRE – Ponte Nova |
09:00 às 10:00 | O Papel do PROETI na Escola Regular | Susana Lúcia do Nascimento e Sara de Assis Santana Coordenadoras – PROETI – SRE – Ponte Nova |
10:00 às 10:15 | Intervalo – Café | |
10:15 às 12:00 | Interface das Oficinas Pedagógicas com a Matriz de Referência do 1º ao 5º e CBC – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental | Susana Lúcia do Nascimento e Sara de Assis Santana Coordenadoras – PROETI – SRE – Ponte Nova |
12:00 às 13:30 | Almoço | |
13:30 às 17:00 | Boas Práticas da Escola no PROETI | Escolas inscritas para apresentação Obs.: Cada escola terá o tempo de 20 minutos para a apresentação |
2º dia: 30 – 11 - 2011 | ||
Horário | Tema | Responsável (is) |
08:30 às 10:00 | A importância do Eixo Atividades Culturais, Esportivas e Motoras no PROETI | Andréia Afonso Lopes – Professora de Educação Física no PROETI da EE. “Miguel Abraão Silami” Sônia Regina Guimarães - Professora de Educação Física no PROETI da EE. “Professor Raymundo Martiniano Ferreira” |
10:00 às 10:15 | Intervalo – Café | |
10:15 às 11:30 | A importância do Eixo Atividades Culturais, Esportivas e Motoras no PROETI | Andréia Afonso Lopes – Professora de Educação Física no PROETI da EE. “Miguel Abraão Silami” Sônia Regina Guimarães - Professora de Educação Física no PROETI da EE. “Professor Raymundo Martiniano Ferreira” |
11:30 às 12:00 | Como buscar parcerias para o PROETI | Susana Lúcia do Nascimento e Sara de Assis Santana Coordenadoras – PROETI – SRE – Ponte Nova |
12:00 às 13:30 | Almoço | |
13:30 às 16:45 | Boas Práticas da Escola no PROETI | Escolas inscritas para apresentação Obs.: Cada escola terá o tempo de 20 minutos para a apresentação |
16:45 às 17:00 | Encerramento | Rosane Name dos Reis Fialho Diretora – DIRE – SRE – Ponte Nova |
Iniciamos então ouvindo a Representante da Coordenadora da Diretoria Educacional Rosane Name dos Reis Fialho, a sra. Ana Florinda Fontes, Analista Educacional – Supervisora Regional da Diretoria Educacional.
A seguir refletimos a nossa Escola de Educação Integral através da mensagem Precisa-se
Interface das matrizes curriculares, CBC e o uso do jornal escolar
Durante as apresentações assistimos a alguns filmes propostos pela Revista Escola para reflexão.
1º Vídeo: Como propor bons questionários de leitura:
Referência:
http://www.youtube.com/watch?v=9RwU02pi0GE, último acesso em 15 dez 2011
2º Vídeo: Como trabalhar com jogos do 6º ao 9º ano:
2º Vídeo: Como trabalhar com jogos do 6º ao 9º ano:
Referência: http://www.youtube.com/watch?v=PkXhVi7pxqo, último acesso em 15 dez 2011
3º Vídeo: Os alunos só querem jogar bola. E agora?...
Referência: http://www.youtube.com/watch?v=4sNwh1tjzxI, último acesso em 15 dez 2011
4º Vídeo: Tecnologia ou Metodologia
Referência: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk, último acesso em 15 dez 2011
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
cadê o tempo integral da escola de pedra bonita?sou um pai trabalho o dia todo e minha mulher tambem seria muito bom se tivesse novamente , engraçado passa todos os dias na televisao sera que e propaganda enganosa?A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, 12, que a grandeza de uma nação não é medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas pelo que faz pelas suas crianças e adolescentes. "Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para as suas crianças e adolescentes, não é o PIB, é a capacidade de o País, do governo e da sociedade de proteger o seu presente e o seu futuro", discursou Dilma, diante de uma plateia formada, na maioria, por adolescentes, durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente.
ResponderExcluir"O Brasil durante muito tempo conviveu com uma situação lamentável e terrível, ser um país com tantas riquezas, formado por um povo tão solidário, mas que uma parte imensa da sua população estava afastada dos direitos e, sobretudo, dos benefícios dessas riquezas e de tudo que esse país pode produzir", afirmou.
Dilma destacou programas do governo federal, como o Brasil Carinhoso e o Bolsa Família, prometendo aumentar - até o final de 2014 - de 33 mil para 60 mil escolas o número de escolas de ensino fundamental e médio que tenham dois turnos."TEMPO INTEGRAL".
Sera que o que ela diz e mentira?
Sera que o tempo integral so atende as outras cidades?
sera que nao somos merecedores desse beneficio para os nossos filhos?
QUE PAIS E ESSE?
Dilma defende educação em tempo integral nas escolas públicas
ExcluirDilma defende educação em tempo integral nas escolas públicas
A presidente Dilma Dilma defende educação em tempo integral nas escolas públicas
ENTAO PORQUE NAO TEM ?
sou da cidade de Abre campo e estou sensibilizada com a situaçao.DENUNCIE PARA ORGAOS COMPETENTES .muitas coisas acontecem porque nos somos covardes,insensiveis com a situaçao do proximo.E DIREITO DA SOCIEDADE E DEVER DO ESTADO E GOVERNO FEDERAL ,O BEM ESTAR DA POPULAÇAO POIS PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS.QUEREMOS RESPEITO COM OS NOSSOS DIREITOS...
A Escola em Tempo Integral é realmente um direito de todas as crianças. Para que isso aconteça, vá até a Escola de seu filho e exija os seus direitos. Nosso papel é o de encaminhar as escolas que se inscrevem no Projeto, porém se a Escola não o faz, cabe à comunidade escolar exigir na Escola, o seu direito.
Excluir