As oficinas deverão ser adaptadas de acordo com a série e o nível de aprendizagem dos alunos. Esta oficina é mais indicada para os anos finais, porém o professor poderá adaptá-la para os anos inciais. O professor poderá a partir deste trabalho, elaborar uma oficina para explorar o jornal.
Oficina nº 15 : Suportes e letramento
1- Objetivos
• Posicionar-se diante dos textos lidos, apresentando apreciações e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas.
• Fazer extrapolações de modo a relacioná-lo com textos já lidos e ouvidos, com a vivência pessoal, com a própria observação da realidade.
• Inferir sentidos não-ditos, interpretando os pressupostos e subentendidos sinalizados por marcas sutis.
• Distinguir fato de opinião.
• Adequar a linguagem em função do suporte e do público-leitor.
• Criar condições para a discussão de problemas sociais atuais, relações interpessoais e os valores que as norteiam, permitindo ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ouvir e analisar ideias, opiniões e argumentos do outro.
• Emitir opiniões sobre as situações apresentadas nos textos das revistas
• Discutir situações reais em tempo real.
• Analisar diferentes discursos .
• Identificar os diferentes elementos que compõem a linguagem da revista, os significados e os contextos de produção das reportagens de revista em geral.
• Avaliar criticamente frente à importância atribuída por uma revista a determinadas
matérias.
• Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista.
matérias.
• Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista.
• Entender o contexto em que ocorrem letras cursivas e de fôrma.
• Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas ( dominar as regularidades e
irregularidades ortográficas).
irregularidades ortográficas).
• Desenvolver atitude e disposições favoráveis à leitura.
• Planejar a fala em situações formais.
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
2- Materiais necessários
• Revistas: Veja, Isto É, Época, Galileu, Superinteressante, Placar, etc.
• Bola.
• Tesoura.
• Papel pardo.
• Pincéis.
3-Tempo previsto: 7 a 16 horas
4-Aquecimento para o tema : manuseando revistas
Dividir o grupo em 5 subgrupos e distribuir a cada subgrupo um tipo de revista. O
professor deve ter o cuidado de selecionar as revistas que saíram na mesma semana. O aluno deve manusear esse veículo, manter um contato tátil e visual para que, possa proceder a um tipo de leitura mais profunda, típica de um leitor mais crítico e mais proficiente. Os alunos deverão analisar a credibilidade do suporte revista: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-linguístico da informação; analisar os recursos de linguagem, os diversos textos que aparecem nelas; comparar a linguagem de textos de diferentes gêneros de uma revista, considerando o tema, o tratamento do leitor, avaliando a partir da referida matéria, se o leitor tem ou não razão, se a matéria dá ou não margem a interpretações duvidosas ou errôneas.
professor deve ter o cuidado de selecionar as revistas que saíram na mesma semana. O aluno deve manusear esse veículo, manter um contato tátil e visual para que, possa proceder a um tipo de leitura mais profunda, típica de um leitor mais crítico e mais proficiente. Os alunos deverão analisar a credibilidade do suporte revista: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-linguístico da informação; analisar os recursos de linguagem, os diversos textos que aparecem nelas; comparar a linguagem de textos de diferentes gêneros de uma revista, considerando o tema, o tratamento do leitor, avaliando a partir da referida matéria, se o leitor tem ou não razão, se a matéria dá ou não margem a interpretações duvidosas ou errôneas.
ORALIDADE
Explicar que cada subgrupo vai discutir essa questões e escolher uma forma criativa de apresentar o resultado da discussão em plenária.
Explicar que cada subgrupo vai discutir essa questões e escolher uma forma criativa de apresentar o resultado da discussão em plenária.
5- Discussão e reflexão
• Após as apresentações, provocar o grupo a se manifestar a se manifestarem todas as formas de conhecimento sobre as revistas.
• Coordenar um debate sobre as diferentes revistas apresentadas, a partir das seguintes perguntas: ( sugestão)
• Como vocês classificariam os temas de acordo com a natureza de cada revista: política, economia, cultura, etc.?
• Quais os temas apresentados no editorial?
• Qual a posição do editorial com relação a cada um dos temas ?
• Qual associação que podemos estabelecer em relação à posição do editorial e à posição de grandes grupos da sociedade brasileira, como os partidos políticos por exemplo?
• Qual a diferença das revistas Superinteressante e Galileu para as revista Veja, Isto É e Época?
• Qual a diferença das revistas Superinteressante e Galileu para as revista Veja, Isto É e Época?
• Qual é o perfil do leitor virtual ao qual se dirige o editorial?
• Qual é o meio de circulação dessas revistas?
• Qual a finalidade de cada uma das revistas?
• Ao final do debate os alunos deverão redigir um texto dissertativo ou uma resenha crítica a respeito da revista estudada. • Fazer uma perigrafia do suporte: revista.
6-Informação e reflexão dialógica
• Convidar os participantes a se assentarem em círculo e discutirem mais sobre as
“revistas”.
“revistas”.
• Colocar, no centro do círculo, pequenos textos com o verso para cima, de forma que
cada participante possa pegar um quando for a sua vez.
cada participante possa pegar um quando for a sua vez.
• Jogar uma bola para um dos participantes e pedir que ele pegue um dos textos.
• O texto deverá ser lido em voz alta e os outros alunos deverão também dar opiniões.
• O primeiro aluno joga a bola para o outro, que lê um outro texto e assim sucessivamente até esgotar todos os textos ou fragmentos.
• Após a leitura e discussão de cada afirmativa, anotar no flipchart os pontos de consenso pelo grupo a respeito dos textos. Quando não houver consenso, transformar o tópico em uma pergunta que será registrada no Banco de Perguntas.
• Depois de toda as opiniões tiverem sido lidas, voltar ao cartaz em que foram registradas as diferentes opiniões e discuti-las, distinguindo fato de opinião.
• Falar da necessidade de ser um leitor crítico frente a esses meios de comunicação.
• Promover um debate regrado para explorar mais esse suporte.
• Criar situações para que o aluno observe o sumário ou índice e revistas para localizar
seções, colunas e matérias e/ou reconhecer o tema e/ou objetivo comunicativo dessas
matérias.
• Relacionar a identidade de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e ao tratamento de temas, às variedades linguísticas e estilísticas de suas matérias, aos anúncios publicitários veiculados por ela.
seções, colunas e matérias e/ou reconhecer o tema e/ou objetivo comunicativo dessas
matérias.
• Relacionar a identidade de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e ao tratamento de temas, às variedades linguísticas e estilísticas de suas matérias, aos anúncios publicitários veiculados por ela.
• Relacionar o público alvo de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e ao tratamento de seus temas, às variedade linguísticas e estilísticas de suas matérias e anúncios publicitários veiculados por ela.
• Explicar os efeitos de sentido de correntes da publicação de um anúncio publicitário em diferentes gêneros de revistas.
• Identificar as diferentes funções sociais de diferentes tipos de revistas.
• Relacionar a organização do suporte revista às suas funções sociais de entretenimento, educação, informação e formação de opinião.
• Discutir sobre os recursos textuais e gráficos que tornam mais ou menos sensacionalista um título ou uma matéria de revista apresentadas.
• Inferir o posicionamento ideológico, a linha editorial e o público-alvo de uma revista a partir de seu tema e do tratamento do tema nas chamadas de capa, nos títulos ou subtítulos e nas matérias.
• Após o debate, voltar aos textos e às anotações e verificar que conceitos mudaram depois do debate e por quê. Verificar também se alguém ainda ficou indeciso e se alguma resposta ficou sem resposta.
INFORMÁTICA
• Caso isso tenha acontecido, incorporar a pergunta ao trabalho de pesquisa na internet.
• Pesquisar na internet mais informações sobre as revistas.
• Caso isso tenha acontecido, incorporar a pergunta ao trabalho de pesquisa na internet.
• Pesquisar na internet mais informações sobre as revistas.
• Usar o “Word”/”Writer” para produzir a revista da escola, redigir textos variados, redigir chamadas de capa para diferentes revistas a partir de um acontecimento de interesse do público, explorando bastante o eixo da escrita.
• Pesquisar “chats”, fóruns que abordam temas explícitos nas revistas.
• Enviar mensagens entre os colegas e professores (e-mail) sobre assuntos das revistas.
• Pesquisar sobre revistas eletrônicas.
• Pesquisar sobre revistas eletrônicas.
• Observar as imagens a informações verbais explícitas ou implícitas nos textos.
• A importância das revistas na formação de opinião.
• Observar a estrutura ( título, ilustrações, legendas, funções sociocomunicativas).
• Pesquisa sobre a história das revistas.
• Relacionar o público-alvo de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e tratamento de seus temas, às variedades linguísticas e estilísticas de suas matérias, aos anúncios publicitários veiculados por ela.
• Identificar, em matérias de revistas, marcas linguísticas de dialetos sociais: seleção
vocabular, jargões, clichês...
vocabular, jargões, clichês...
• Usar sumário ou índice e revistas para localizar seções, colunas e matérias e/oureconhecer o tema e/ou objetivo comunicativo dessas matérias.
• Avaliar fotos de capas quanto ao valor informativo (relação com o fato documentado) a quantidade de técnica ( nitidez, disposição da capa, efeitos expressivos, valor simbólico dos gestos e posturas).
• Observar o projeto gráfico da capa às suas funções comunicativas de identificar o suporte, sintetizar a edição e seduzi o leitor.
• Identificar e explicar índices de sedução do leitor e/ou de sensacionalismo em capas e revistas.
• Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista a partir da verificação do uso de estratégias apropriadas à produção desses efeitos de sentido.
7-Aplicação : instigar para compreender
• Dividir o grupo em 5 subgrupos e solicitar que pensem em uma atividade a ser incluída no trabalho de pesquisa:
• O que queremos saber?
• Onde (como, com quem) vamos buscar essas informações?
• Como vamos organizar e apresentar as informações ao grupo.
• Lembrar que pode ser incluído nesse roteiro um convite a um especialista para conversar sobre o tema revista.
• Combinar datas e prazos para realização da atividade. Decidir também, junto com o grupo, se outros alunos da escola serão convidados a participar.
8- Metacognição: aprofundando
• Solicitar que os participantes registrem, no caderno, respostas pessoais para as seguintes perguntas:
• O que você não sabia ou nunca tinha pensado antes e passou a saber após o trabalho
com as revistas?
com as revistas?
• Quais os gêneros textuais que aparecem nas revistas?
• Quais tipos de letras podemos encontrar nas revistas?
• Qual a importância desses instrumentos de comunicação em nossas vidas?
• Qual a importância do que você aprendeu e percebeu?
• Qual a contribuição de uma revista na vida das pessoas?
• Qual a relação entre gênero, suporte, suporte e função?
• Em algum momento tivemos textos que apresentassem efeitos de humor e ironia?
• Que tipos de intertextualidade podemos identificar?
• Em qual revista aparecem com mais frequência textos científicos?
• Qual a variedade lingüística presente nos diversos textos?
• Que textos publicitários aparecem nas diferentes revistas?
• Qual a função social das diferentes revistas?
9- Vivência
• Propor que o grupo se assente em círculo, no chão.
• Explicar ao grupo o código do jogo: a revista será passada de mão em mão e serão feitas duas perguntas, sempre as mesmas. A pessoas que pegar o objeto responderá à
pergunta, dizendo o que a revista lhe lembra em relação ao cotidiano, à sociedade e à vida familiar.
pergunta, dizendo o que a revista lhe lembra em relação ao cotidiano, à sociedade e à vida familiar.
• Iniciar, então, a primeira rodada, passando a “mesa” para o participante do grupo que
estiver à direito e perguntando-lhe :
estiver à direito e perguntando-lhe :
• Na sua casa tem revista?
• Descreva a revista que você tem em mãos.
• O que essa revista lhe lembra?
• O mesmo procedimento se repete até que a “revista” tenha passado por toda a roda.
• Fazer o mesmo com dois outros suportes: o jornal e o livro de literatura. Ir anotando em folhas de flip as palavras ou expressões ditas pelo grupo.
• Fazer o mesmo com dois outros suportes: o jornal e o livro de literatura. Ir anotando em folhas de flip as palavras ou expressões ditas pelo grupo.
• Levar o grupo a focalizar os registros feitos e perguntar se o que foi falado representa a realidade das famílias da comunidade. Deixar que os alunos se manifestem por cerca de 10 minutos.
• Mostrar uma foto de crianças de rua.
• Passar a foto pela roda e pedir que cada um diga como e quando essas crianças teriam acesso a revistas.
• Explicar que os membros de cada subgrupo vão conversar sobre as razões de uma grande maioria da população não ter acesso aos materiais escritos e quais suas consequências sociais, culturais, econômicas e políticas.
• Abrir o debate em plenário. Provocar a reflexão dos alunos a partir de perguntas
problematizadoras.
• Explicar que todos nós, quando não temos o hábito de leitura, utilizamos justificativas, que parecem razoáveis, mas que são, na verdade, “muletas”, para não lermos. As “muletas” podem tomar a forma de negação, de desigualdade social, omissão, racionalização (“Estou assim por causa de tais problemas”), etc.
problematizadoras.
• Explicar que todos nós, quando não temos o hábito de leitura, utilizamos justificativas, que parecem razoáveis, mas que são, na verdade, “muletas”, para não lermos. As “muletas” podem tomar a forma de negação, de desigualdade social, omissão, racionalização (“Estou assim por causa de tais problemas”), etc.
10- Educação Física : aprendendo pela arte.
1. Dividir o grupo em dois subgrupos e solicitar que preparem a dramatização de uma cena que envolva um dos textos das revistas, ligada a um tema que tenha ocorrido
recentemente na sociedade e veiculado pelos meios de comunicação.
recentemente na sociedade e veiculado pelos meios de comunicação.
2. Cada grupo apresenta a cena e, após as encenações, o grupo é solicitado a avaliar o
comportamento das personagens envolvidas na notícia.
comportamento das personagens envolvidas na notícia.
3. Avaliar se o que está sendo noticiado é realmente um fato ou opinião.
- Trazer a mesma notícia apresentada nas emissoras de TV e compará-la com a
apresentada na revista. - Exposição das revistas por meio de feiras, divulgação na escola, trabalhos etc.
- Construir uma peça de teatro, cujo tema é: a importância das revistas e jornais para a formação da cidadania.
11 - Avaliação
Atividades formais e informais, observação, fichas de acompanhamento, relatórios, etc.
Referência:
SRE – Monte Carmelo em Encontro de Escolas de Educação Integral, promovido pela SEE-MG
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
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