sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Oficina: Suportes e letramento

As oficinas deverão ser adaptadas de acordo com a série e o nível de aprendizagem dos alunos. Esta oficina é mais indicada para os anos finais, porém o professor poderá adaptá-la para os anos inciais. O professor poderá a partir deste trabalho, elaborar uma oficina para explorar o jornal.

Oficina nº 15 : Suportes e letramento

1- Objetivos
Posicionar-se diante dos textos lidos, apresentando apreciações e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas.
Fazer extrapolações de modo a relacioná-lo com textos já lidos e ouvidos, com a vivência pessoal, com a própria observação da realidade.
Inferir sentidos não-ditos, interpretando os pressupostos e subentendidos sinalizados por marcas sutis.
Distinguir fato de opinião.
Adequar a linguagem em função do suporte e do público-leitor.
Criar condições para a discussão de problemas sociais atuais, relações interpessoais e os valores que as norteiam, permitindo ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ouvir e analisar ideias, opiniões e argumentos do outro.
Emitir opiniões sobre as situações apresentadas nos textos das revistas
Discutir situações reais em tempo real.
Analisar diferentes discursos .
Identificar os diferentes elementos que compõem a linguagem da revista, os significados e os contextos de produção das reportagens de revista em geral.
Avaliar criticamente frente à importância atribuída por uma revista a determinadas
matérias.
• Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista.
Entender o contexto em que ocorrem letras cursivas e de fôrma.
Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
Dominar as relações entre grafemas e fonemas ( dominar as regularidades e
irregularidades ortográficas).
Desenvolver atitude e disposições favoráveis à leitura.
Planejar a fala em situações formais.
Conhecer os usos e funções sociais da escrita.

2- Materiais necessários
Revistas: Veja, Isto É, Época, Galileu, Superinteressante, Placar, etc.
Bola.
Tesoura.
Papel pardo.
Pincéis.

3-Tempo previsto: 7 a 16 horas

4-Aquecimento para o tema : manuseando revistas
Dividir o grupo em 5 subgrupos e distribuir a cada subgrupo um tipo de revista. O
professor deve ter o cuidado de selecionar as revistas que saíram na mesma semana. O aluno deve manusear esse veículo, manter um contato tátil e visual para que, possa proceder a um tipo de leitura mais profunda, típica de um leitor mais crítico e mais proficiente. Os alunos deverão analisar a credibilidade do suporte revista: linha editorial, público-alvo e tratamento ideológico-linguístico da informação; analisar os recursos de linguagem, os diversos textos que aparecem nelas; comparar a linguagem de textos de diferentes gêneros de uma revista, considerando o tema, o tratamento do leitor, avaliando a partir da referida matéria, se o leitor tem ou não razão, se a matéria dá ou não margem a interpretações duvidosas ou errôneas.

ORALIDADE
Explicar que cada subgrupo vai discutir essa questões e escolher uma forma criativa de apresentar o resultado da discussão em plenária.
 
5- Discussão e reflexão
Após as apresentações, provocar o grupo a se manifestar a se manifestarem todas as formas de conhecimento sobre as revistas.
Coordenar um debate sobre as diferentes revistas apresentadas, a partir das seguintes perguntas: ( sugestão)
Como vocês classificariam os temas de acordo com a natureza de cada revista: política, economia, cultura, etc.?
Quais os temas apresentados no editorial?
Qual a posição do editorial com relação a cada um dos temas ?
Qual associação que podemos estabelecer em relação à posição do editorial e à posição de grandes grupos da sociedade brasileira, como os partidos políticos por exemplo?
• Qual a diferença das revistas Superinteressante e Galileu para as revista Veja, Isto É e Época?
Qual é o perfil do leitor virtual ao qual se dirige o editorial?
Qual é o meio de circulação dessas revistas?
Qual a finalidade de cada uma das revistas?
Ao final do debate os alunos deverão redigir um texto dissertativo ou uma resenha crítica a respeito da revista estudada. • Fazer uma perigrafia do suporte: revista.
 
6-Informação e reflexão dialógica
Convidar os participantes a se assentarem em círculo e discutirem mais sobre as
“revistas”.
Colocar, no centro do círculo, pequenos textos com o verso para cima, de forma que
cada participante possa pegar um quando for a sua vez.
Jogar uma bola para um dos participantes e pedir que ele pegue um dos textos.
O texto deverá ser lido em voz alta e os outros alunos deverão também dar opiniões.
O primeiro aluno joga a bola para o outro, que lê um outro texto e assim sucessivamente até esgotar todos os textos ou fragmentos.
Após a leitura e discussão de cada afirmativa, anotar no flipchart os pontos de consenso pelo grupo a respeito dos textos. Quando não houver consenso, transformar o tópico em uma pergunta que será registrada no Banco de Perguntas.
Depois de toda as opiniões tiverem sido lidas, voltar ao cartaz em que foram registradas as diferentes opiniões e discuti-las, distinguindo fato de opinião.
Falar da necessidade de ser um leitor crítico frente a esses meios de comunicação.
Promover um debate regrado para explorar mais esse suporte.
Criar situações para que o aluno observe o sumário ou índice e revistas para localizar
seções, colunas e matérias e/ou reconhecer o tema e/ou objetivo comunicativo dessas
matérias.
• Relacionar a identidade de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e ao tratamento de temas, às variedades linguísticas e estilísticas de suas matérias, aos anúncios publicitários veiculados por ela.
Relacionar o público alvo de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e ao tratamento de seus temas, às variedade linguísticas e estilísticas de suas matérias e anúncios publicitários veiculados por ela.
Explicar os efeitos de sentido de correntes da publicação de um anúncio publicitário em diferentes gêneros de revistas.
Identificar as diferentes funções sociais de diferentes tipos de revistas.
Relacionar a organização do suporte revista às suas funções sociais de entretenimento, educação, informação e formação de opinião.
Discutir sobre os recursos textuais e gráficos que tornam mais ou menos sensacionalista um título ou uma matéria de revista apresentadas.
Inferir o posicionamento ideológico, a linha editorial e o público-alvo de uma revista a partir de seu tema e do tratamento do tema nas chamadas de capa, nos títulos ou subtítulos e nas matérias.
Após o debate, voltar aos textos e às anotações e verificar que conceitos mudaram depois do debate e por quê. Verificar também se alguém ainda ficou indeciso e se alguma resposta ficou sem resposta.

INFORMÁTICA
• Caso isso tenha acontecido, incorporar a pergunta ao trabalho de pesquisa na internet.
• Pesquisar na internet mais informações sobre as revistas.
Usar o “Word”/”Writer” para produzir a revista da escola, redigir textos variados, redigir chamadas de capa para diferentes revistas a partir de um acontecimento de interesse do público, explorando bastante o eixo da escrita.
Pesquisar “chats”, fóruns que abordam temas explícitos nas revistas.
Enviar mensagens entre os colegas e professores (e-mail) sobre assuntos das revistas.
• Pesquisar sobre revistas eletrônicas.
Observar as imagens a informações verbais explícitas ou implícitas nos textos.
A importância das revistas na formação de opinião.
Observar a estrutura ( título, ilustrações, legendas, funções sociocomunicativas).
Pesquisa sobre a história das revistas.
Relacionar o público-alvo de uma revista a seu tema-título, a seu formato e projeto gráfico, à seleção e tratamento de seus temas, às variedades linguísticas e estilísticas de suas matérias, aos anúncios publicitários veiculados por ela.
Identificar, em matérias de revistas, marcas linguísticas de dialetos sociais: seleção
vocabular, jargões, clichês...
Usar sumário ou índice e revistas para localizar seções, colunas e matérias e/oureconhecer o tema e/ou objetivo comunicativo dessas matérias.
Avaliar fotos de capas quanto ao valor informativo (relação com o fato documentado) a quantidade de técnica ( nitidez, disposição da capa, efeitos expressivos, valor simbólico dos gestos e posturas).
Observar o projeto gráfico da capa às suas funções comunicativas de identificar o suporte, sintetizar a edição e seduzi o leitor.
Identificar e explicar índices de sedução do leitor e/ou de sensacionalismo em capas e revistas.
Avaliar criticamente o grau de objetividade e credibilidade de uma revista a partir da verificação do uso de estratégias apropriadas à produção desses efeitos de sentido.
 
7-Aplicação : instigar para compreender
Dividir o grupo em 5 subgrupos e solicitar que pensem em uma atividade a ser incluída no trabalho de pesquisa:
O que queremos saber?
Onde (como, com quem) vamos buscar essas informações?
Como vamos organizar e apresentar as informações ao grupo.
Lembrar que pode ser incluído nesse roteiro um convite a um especialista para conversar sobre o tema revista.
Combinar datas e prazos para realização da atividade. Decidir também, junto com o grupo, se outros alunos da escola serão convidados a participar.
 
8- Metacognição: aprofundando
Solicitar que os participantes registrem, no caderno, respostas pessoais para as seguintes perguntas:
O que você não sabia ou nunca tinha pensado antes e passou a saber após o trabalho
com as revistas?
Quais os gêneros textuais que aparecem nas revistas?
Quais tipos de letras podemos encontrar nas revistas?
Qual a importância desses instrumentos de comunicação em nossas vidas?
Qual a importância do que você aprendeu e percebeu?
Qual a contribuição de uma revista na vida das pessoas?
Qual a relação entre gênero, suporte, suporte e função?
Em algum momento tivemos textos que apresentassem efeitos de humor e ironia?
Que tipos de intertextualidade podemos identificar?
Em qual revista aparecem com mais frequência textos científicos?
Qual a variedade lingüística presente nos diversos textos?
Que textos publicitários aparecem nas diferentes revistas?
Qual a função social das diferentes revistas?
 
9- Vivência
Propor que o grupo se assente em círculo, no chão.
Explicar ao grupo o código do jogo: a revista será passada de mão em mão e serão feitas duas perguntas, sempre as mesmas. A pessoas que pegar o objeto responderá à
pergunta, dizendo o que a revista lhe lembra em relação ao cotidiano, à sociedade e à vida familiar.
Iniciar, então, a primeira rodada, passando a “mesa” para o participante do grupo que
estiver à direito e perguntando-lhe :
Na sua casa tem revista?
Descreva a revista que você tem em mãos.
O que essa revista lhe lembra?
O mesmo procedimento se repete até que a “revista” tenha passado por toda a roda.
• Fazer o mesmo com dois outros suportes: o jornal e o livro de literatura. Ir anotando em folhas de flip as palavras ou expressões ditas pelo grupo.
Levar o grupo a focalizar os registros feitos e perguntar se o que foi falado representa a realidade das famílias da comunidade. Deixar que os alunos se manifestem por cerca de 10 minutos.
Mostrar uma foto de crianças de rua.
Passar a foto pela roda e pedir que cada um diga como e quando essas crianças teriam acesso a revistas.
Explicar que os membros de cada subgrupo vão conversar sobre as razões de uma grande maioria da população não ter acesso aos materiais escritos e quais suas consequências sociais, culturais, econômicas e políticas.
Abrir o debate em plenário. Provocar a reflexão dos alunos a partir de perguntas
problematizadoras.
• Explicar que todos nós, quando não temos o hábito de leitura, utilizamos justificativas, que parecem razoáveis, mas que são, na verdade, “muletas”, para não lermos. As “muletas” podem tomar a forma de negação, de desigualdade social, omissão, racionalização (“Estou assim por causa de tais problemas”), etc.

10- Educação Física : aprendendo pela arte.
1. Dividir o grupo em dois subgrupos e solicitar que preparem a dramatização de uma cena que envolva um dos textos das revistas, ligada a um tema que tenha ocorrido
recentemente na sociedade e veiculado pelos meios de comunicação.
2. Cada grupo apresenta a cena e, após as encenações, o grupo é solicitado a avaliar o
comportamento das personagens envolvidas na notícia.
3. Avaliar se o que está sendo noticiado é realmente um fato ou opinião.
  1. Trazer a mesma notícia apresentada nas emissoras de TV e compará-la com a
    apresentada na revista.
  2. Exposição das revistas por meio de feiras, divulgação na escola, trabalhos etc.
  3. Construir uma peça de teatro, cujo tema é: a importância das revistas e jornais para a formação da cidadania.

11 - Avaliação
Atividades formais e informais, observação, fichas de acompanhamento, relatórios, etc.

Referência:
SRE – Monte Carmelo em Encontro de Escolas de Educação Integral, promovido pela SEE-MG
Postado por Susana Lúcia do Nascimento

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