Professora: Maria das Graças Zinato
Ensino Médio- ESCOLA ESTADUAL MARIANO GOMES
Santo Antônio do Grama- MG
SRE: Ponte Nova
Vencedora do Concurso de Redação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais -2011
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Educação divulgaram, no dia 10/11/11, o resultado do concurso de redação Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas. A lista dos 94 trabalhos escolhidos vão publicados aqui em duas listas:
Lista 1 - por nomes de aluno, professor, escola e do município.
Lista 2 - Inclui, além dos anteriores, nível do aluno e superintendência de sua escola.
Foram escolhidas duas redações de cada uma das 47 Superintendências Regionais do Ensino, sendo uma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Cada aluno e seu professor receberão um notebook e, sua escola, um prêmio de R$ 5 mil.
Os vencedores foram saudados com uma programação especial, entre 12 e 14 de dezembro. Participaram no primeiro dia da gravação de programa "Geração", da TV Assembleia. No dia 13, foram a Ouro Preto e, no dia 14, alunos e professores visitaram o Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Os prêmios foram entregues também no dia 14, em solenidade especial Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG.
Concurso - O concurso foi instituído pela Assembleia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, para, entre outros objetivos, estimular a reflexão e a expressão como elementos fundamentais da participação cidadã na esfera pública e no sistema político formal e promover a aproximação entre os jovens e as instituições públicas, de maneira qualificada , por meio da reflexão sobre as questões de interesse público/geral, revigorando o sentido da vida coletiva.
Tema: eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas.
Minas é ouro.
Bruna Dias da Cruz
Minas Gerais, terra do ouro, do pão de queijo, de serras e montanhas, do jeito especial que só o mineiro tem. Minas é cultura e tradição, é o novo se encontrando com o velho. É nesse cenário que celebramos os 300 anos do Ciclo do Ouro em três importantes cidades: Ouro Preto, Mariana e Sabará – isso é história de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, em cada canto que se vá , percebemos traços do ciclo do ouro. Em cada cidadezinha do interior reconhecemos nossa mineiridade.
Em minha cidade, por exemplo, ainda há casas que conservam a arquitetura barroca, ruas calçadas com paralelepípedos, minério de ferro, ah! e também a simplicidade mineira nas pessoas, o bom hábito de tomar um cafezinho, comer broa de milho, ir à missa aos domingos e almoçar com a família. São tantos os hábitos mineiros que cultivamos sem perceber: o famoso “uai”, o hospitaleiro bom dia são coisas simples e inocentes que acompanham um mineiro por toda a vida.
O ouro extraído de nossas cidades mineiras e enviado pra fora daqui não deixou, em momento algum, de ser mineiro, é reconhecido por todos os lugares. Quando falamos em ouro, falamos de Minas Gerais.
O Ciclo do Ouro deve ser comemorado por toda Minas Gerais, pois o ouro foi levado, mas a riqueza ficou no sorriso simpático de cada mineiro, no jeito quieto e calado de ser, nos fogões à lenha, na simplicidade e humildade das casas mineiras. Minas ainda tem ouro, porque conserva seus antigos hábitos. Minas é ouro, pois o mineiro é jazida permanente!
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.