Este Informativo Pedagógico foi apresentado para os coordenadores do Projeto Escola de Tempo Integral de todas as SRE's, em um encontro realizado pela SEE-MG e idealizado pela Escola Estadual Professora Yolanda Martins, Projeto Escola de Tempo Integral, Professoras: Flávia Lima / Luciana Leite/ Sônia Resende/ Cíntia da Cruz, tendo como Coordenadora: Luciana Leite.
Pedimos licença às nossas colegas acima citadas para divulgar essa sugestão:
Informativo Pedagógico
O Projeto Escola de Tempo Integral tem como objetivo dar a oportunidade aos alunos de terem um maior contato com as áreas curriculares não disciplinares, ou seja, estudos que iram auxiliar nos conteúdos do ensino regular. Através das oficinas este auxilio acontecerá de forma lúdica e atrativa, para que o aluno possa ter mais prazer em aprender e ainda despertar o interesse para sanar suas dificuldades.
♠ Oficina Empreendedorismo Social implica em colocar em discussão questões relacionadas ao bom convívio na sociedade, como: respeitar o próximo e a si mesmo, respeitar regras, conhecimento sobre direitos e deveres como cidadão;
♠ Oficina Meio Ambiente tem função de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação, proteção, conhecimentos sobre a reciclagem e em especial reaproveitar todos os matérias em beneficio da natureza;
♠ Oficina de Formação de Hábitos de Higiene implica em promover no aluno a atitude de cuidar do próprio corpo. Do básico aos mais sofisticados hábitos, como: escovar os dentes três vezes ao dia (no mínimo) e ainda sempre depois de ingerir açúcares, tomar banho todos os dias, lavar bem os ouvidos, lavar bem a cabeça, manter as unhas bem cortadas e limpas, manter o uniforme sempre limpo, não andar descalço no ambiente que não o cabe e desenvolver no aluno o hábito de agirem corretamente conforme o ambiente;
♠ Oficina Estudo Monitorado tem como objetivo: auxiliar nas dificuldades que os alunos apresentam nos conteúdos e nos deveres do ensino regular;
♠ Oficina Educação Ética e pela Paz tem como objetivo: despertar no aluno o sentimento de cidadania, solidariedade, companheirismo, amizade e a preocupação com a boa convivência em comunidade;
♠ Oficina Experiências Matemáticas implica em desenvolver o raciocino lógico matemático e inúmeras funções como: lateralidade, noção de espaço/tempo, desenvolvimento motor, e outros que podem auxiliar na aprendizagem de cálculos e de jogos, de forma a tornar o aprendizado o mais lúdico possível;
♠ Oficina Educação para o Trânsito e Consumo possibilita ao aluno um maior contato com as regras de trânsito, textos informativos e debate sobre a função das placas de trânsito;
♠ Oficina Redação e Textos Lúdicos implica em criar mecanismos facilitadores para a produção de texto, bem como simular situações cotidianas e aproximar o aluno do mundo do saber da escrita e leitura;
♠ Oficina Hora da Leitura: hora da prática da leitura, envolvendo o dinamismo, respeito às regras de pontuação, entonação e postura;
♠ Oficina Imprensa Juvenil: implica em formalizar as apresentações dos trabalhos desenvolvidos em sala através de exposições em outros ambientes da escola;
♠ Oficina Informática Aplicada à Educação implica em explorar o computador como recurso didático/pedagógico em paralelo com as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares;
♠ Oficina Arte Mineira tem como objetivo: despertar o interesse dos alunos em conhecer mais sobre a cultura mineira; hábitos, costumes, festas, danças e comidas típicas, costumes religiosos, cidades históricas e outros movimentos culturais;
♠ Oficina Teatro tem como objetivo: desenvolver a criatividade, coordenação motora, dinamismo, arte do improviso e a desinibição corporal;
♠ Oficina Música tem como objetivo: trabalhar a música como auxilio pedagógico nas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, juntamente com o conceito de ritmo e timbre. E ainda a confecção de instrumentos musicais com matérias reciclados;
♠ Oficina Esporte tem como objetivo: conscientizar os alunos da importância da prática de esportes em funções da saúde do corpo e bem estar da mente, e em especial prepara-los para o lazer.
Referência:
Escola Estadual Professora Yolanda Martins
Projeto Escola de Tempo Integral Professoras: Flávia Lima / Luciana Leite/ Sônia Resende/ Cíntia da Cruz
Coordenadora: Luciana Leite
Postado por Susana Lúcia do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.