quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sugestões de atividades para o tempo integral:

  “Educação não consiste apenas em passar conhecimento. É aprender sobre a cultura, a sociedade e se desenvolver”. (Anísio Teixeira, 1950)


A Escola de Tempo Integral visa a Inclusão social e aplicação da educação em sua forma plena, isto significa que não basta apenas deixar o aluno mais tempo na sala de aula, não basta apenas aumentar o tempo de aula de quatro para oito horas diárias, como é proposto por alguma instituições, pois isso significa somente dobrar o sacrifício.


Vitor Henrique Paro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae), diz que

É preciso pensar na educação completa. “Antes de aumentar o tempo, é preciso ter educação. Deve-se pensar na personalidade integral das crianças. A educação verdadeira consiste na passagem da cultura, naquilo que faz do ser humano, cidadão”.


A educação consiste também em se apropriar de valores, da arte, da filosofia, do direito, das crenças e da ciência”.


Para construir personalidades é preciso educação no sentido integral, aquela que começa dentro de casa e termina na escola. O adulto pode não aprender brincando, mas com a criança funciona assim”.


O currículo não é apenas matemática, geografia e história. O professor, para aplicar a educação, deve ter conhecimento de psicologia, sociologia, história da educação, antropologia e filosofia”, defende o estudioso”.


Canto e dança fazem parte das atividades que devem ser usadas para o desenvolvimento total do aluno”.


O objetivo é formar um cidadão, com personalidades integrais, que se apropriem da cultura a sua volta”.


A capoeira, por exemplo, deveria ser obrigatória nas escolas. Além de nossas origens, ela é uma aula de arte, companheirismo e respeito para com o próximo”.
...
Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais, reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer são alguns dos objetivos do PROETI, lembrando que tudo isso deve ser de acordo com o projeto pedagógico da escola.

Sugerimos então, algumas atividades que podem ser enriquecidas por todos vocês. 

Referência:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! Sua colaboração é muito importante para o sucesso do nosso trabalho.